terça-feira, 24 de novembro de 2009

Intervalo das 16h = sexualidade

A aula das 14:30h, apesar dos vários protestos (sim! protestos!), acabou 5 minutos mais cedo.. Fui logo visitar a D. Fernanda à portaria, para poder ir até ao bar da escola e passar lá o intervalo inteirinho, mal sabia eu o que me esperava.. Como à hora de almoço vários magníficos vieram ter comigo por causa de rifas, decidi levar a pasta das rifas e fui até ao bar..
Já não sei como é que foi, mas sei que tive uma série de conversas paralelas, em grupo, individual.. enfim.. tanta conversa e um só assunto: sexualidade!
Não me consigo lembrar de todas as conversas, mas sei que foram muitas.. Lembro de termos falado de homossexualidade de forma muito simples e pouco habitual.. Realmente este é "problema" que muitos jovens se deparam e raramente resolvido de forma natural..
Lembro-me da minha querida B. entrar profundamente no meu pensamento e obrigar-me a ser rigoroso com uma ideia que estava a desenvolver.. Já não me lembro qual era o assunto, mas de certo que tinha a ver com sexualidade.. Eu estava a dizer que mais vale dizer uma coisa (negativa) e não senti-la ou então não senti-la.. e precipitadamente concluia que era a mesma coisa.. mas logo fui "agredido" pela B.: "Não, não é!" Tive de organizar novamente os pensamentos e concluir que é bem diferente dizer numa coisa (negativa) e não sentir do que não sentir uma coisa mas dizê-la.. Obrigado B.!
Não posso deixar passar as indignações da minha querida D. a respeito das "desigualdades" sexuais entre homem/mulher.. mas é um assunto complicado aquela coisa das desigualdades aceites em sociedades fechadas.. Oxalá tenhamos tempo de pensar nisto mais tarde..
Outra ideia, esta tratada à hora de almoço (afinal a temática da sexualidade já vinha sendo o assunto do dia, como se a sexualidade não tivesse sempre na ordem do dia!).. bem, como ia a dizer, a ideia da constituição de família e a sua relação com o casamento.. será que estes dois "conceitos" não estão intimamente ligados??!! Será que pode haver família plena fora do casamento??!! Será que o casamento será mesmo desnecessário??!! Então e o pacto matrimonial para selar o amor??!! Então porque é que se discute tanto o casamento dos homossexuais??!! Só o amor não lhes chega??!! Será que existe alguma relação homossexual com um amor verdadeiro e pleno??!!
Dizem para aí que o 2.º período das aulas de EMRC será dedicado exclusivamente à Civilização do Amor, vamos a ver o que vai sair daí..
Que intervalo magnífico.. TENHOS OS MELHORES ALUNOS DO PLANETA E ARREDORES..
Não hei-de eu andar com dores no meu peitinho, tenho o coração demasiado dilatado..
E as rifas não fizeram falta nenhuma..

Deixo-vos uma canção do Grande Pedro Barroso.. Companheira! Se tiverem paciência analisem a letra..

3 comentários:

Alex Fernandes disse...

Tantas saudades das suas aulas. =(

Alex Fernandes disse...

Saudades das suas aulas. =/

disse...

Não tem de agradecer ..!
E obrigada pela música que nos deixou..!