segunda-feira, 9 de maio de 2011

Actualizações I - O meu (re)encontro com Jesus


Hoje mesmo marquei as minhas férias para este ano.. quer dizer, fiz o pedido.. espero que seja aceite.. Curiosamente neste dia proponho-me a pensar nas férias do ano passado..
Ora bem, no Agosto passado tirei 3 semanas de férias (o tempo exacto para retemperar as energias).. pelos menos no verão.. o resto tiro durante o ano.. aliás nunca vi gente com tantas férias como eu.. estou praticamente sempre de férias.. só trabalho quando quero.. o pior (ou o melhor) é que quero muitas vezes.. Retomando o fio à conversa, o ano passado decidi dividir as minhas férias da seguinte forma: 1.ª semana: peregrinação a Santiago; 2.ª semana: beira baixa (na terrinha do velhote, magnífica como sempre!); 3.ª semana: pois.. 3.ª semana ainda estava para decidir.. pensei paris, a fim de preparar a viagem dos meus queridos meninos, mas depois percebi que não dava para ir.. motivos vários.. não interessa.. bem, comecei mesmo a ver no que ia dar.. uma semana em casa a vegetar.. mas entretanto lembrei-me de ir até ao mosteiro dos beneditinos no Minho. Liguei para lá, mas vagas só lá para setembro.. bem, entretanto lembrei-me que a minha querida AN iria participar num retiro dos jesuítas.. inscrevi-me e lá fui eu..
Cheguei a casa, troquei as roupas e lá vou eu direitinho para palmela.. entretanto vou até azeitão para um lanche com a família da AN.. foi aí que percebi que ia ser um retiro de silêncio: ó meu Deus onde é que eu me vou pôr? 9 dias no mais puro dos silêncios!
Posso garantir que foi sem dúvida alguma a experiência religiosa mais intensa que já vivi.. foi de uma densidade racional, tão fora destas novas propostas religiosas que andam para aí.. uma coisa mesmo feita ao meu jeito.. enfim.. como é que a mais pura das racionalidades nos pode emocionar.. sim, foram muitos os momentos de emoção, provocados pela própria razão.. um fenómeno difícil de explicar..
Foram dias mágicos.. silêncio.. paz.. amor.. oração.. reflexão.. perdão.. natureza.. .. .. .. .. .. .. ..

Foi ficar por aqui, mas tanto que fica por dizer e por sentir..