terça-feira, 10 de maio de 2011

Actualizações II - O Anjo e Pseudo-demónio




Cumprindo os meus firmes propósitos, vou dar seguimento a estas actualizações.. Hoje vou reflectir sobre o meu regresso às aulas.. quem me dera voltar a setembro para escrever com alma e emoção esse meu regresso..

Devo dizer, que este ano eu já sabia que ia ser diferente.. alunos que vão e alunos que vêm.. parece simples, não é? mas não é mesmo.. é sempre parte de mim que se vai e uma nova que logo surge, mas que não substitui a anterior.. é uma constante metamorfose emocional.. aguenta caixinha mágica!!

Muito teria para dizer daqueles que lá se foram.. como se eles se tivessem ido.. mas quero hoje falar dos meus novos alunos.. (claro que os que eram e são meus alunos não estão esquecidos)..

Não menorizando todos os outros, não mesmo, porque seria uma grande injustiça, este ano tenho uma grupo de magníficos alunos, todos eles.. desde os meus meninos de 6.º ano até aos meus da secundária.. que grupinho mais catita! apesar de eu este ano andar a trabalhar pouco para as actividades, as que existiram deu para perceber que eu tenho os melhores alunos do planeta e arredores..

Deixem-me agora falar de uma das minhas queridas turminhas.. a bem dizer é um turmão! parece-me que já passa dos 20 alunos.. como é que é possível juntar-se num mesmo grupo gente tão diferente de ver a vida.. mas que conjunto tão interessante, pelo número e pela diversidade.. os betos e os rebeldes.. os religiosos e ateus.. os silenciosos e os barulhentos.. os maduros e os infantis.. os atentos e os distraídos.. os bons adolescentes e aqueles cuja adolescência não está a ser nada fácil.. é um fenómeno..

Um dos temas muito requisitado por esses magníficos alunos é o religioso.. estão sempre prontos a discutir e a debater.. claro que estou a recordar os dois mais emblemáticos alunos que encabeçam estas discussões (fora todos os outros): um tipo muito engraçado que está num discernimento vocacional (religioso) muito sério.. ainda hoje estive à conversa com ele algum tempo.. porque é que o tempo é sempre pouco??!! retomando, o outro interlocutor de tão inflamados debates é um alunos igualmente interessante que questiona a realidade mundana e metamundana com a chave de leitura que toca o satanismo.. não me posso esquecer de nalgumas aulas estes dois humanos muito curiosos se sentam ao meu lado, um de cada lado.. devo confessar que o primeiro permite-me explorar as fragilidades da santa igreja, pois ele toma o meu lugar com muito aprumo..

Vou ficar por aqui.. mas fica tanto por dizer..

Sem comentários: