quarta-feira, 17 de junho de 2009

Ao exame de português




Ontem fui fazer mais um serviço de escola que detesto fazer: vigilância de exames.. Que serviço tão inútil e tão fundamental.. E como alguém disse: para mim é apenas mais uma época de exames, mas para quem os faz é a sua época de exames..
Era o primeiro dia da época de exames e para não variar era o exame de português..
Empolguei-me com o exame, estava ansioso de ver o que saía.. até porque tinha o "outro" a fazer exame.. achei o teste muito acessível.. parece que foi mesmo acessível.. imagine-se que eu até levei uma série de sudoku's para fazer e tive muito tempo ocupado com a resolução da prova.. já vi a resolução e se o tivesse feito não me teria saído nada mal.. Oxalá que todos os que o fizeram tenham boa nota, ou pelo menos uma nota merecida..
Podia agora falar sobre a última questão, que me indignou.. era pedido um texto argumentativo sobre a liberdade, mas partindo da perspectiva do texto.. que pobreza.. que limitação de pensamento.. há estudantes que sabem pensar e até podem ter uma argumentação diferente da do texto ideológico escolhido..
Mas eu quero mesmo falar é da questão de Pessoa.. A determinada altura do teste, os estudantes eram convidados a discorrer sobre o "fingimento poético" de Pessoa ortónimo, citando alguns dos seus poemas.. Motivado pela referida questão deixo aqui duas poesias que me ocorreram..

AUTOPSICOGRAFIA

O poeta é um fingidor.
Finge tão completamente
Que chega a fingir que é dor
A dor que deveras sente.

E os que lêem o que escreve,
Na dor lida sentem bem,
Não as duas que ele teve,
Mas só a que eles não têm.

E assim nas calhas de roda
Gira, a entreter a razão,
Esse comboio de corda
Que se chama coração.

ISTO

Dizem que finjo ou minto
Tudo que escrevo. Não.
Eu simplesmente sinto
Com a imaginação.
Não uso o coração.

Tudo o que sonho ou passo,
O que me falha ou finda,
É como que um terraço
Sobre outra coisa ainda.
Essa coisa é que é linda.

Por isso escrevo em meio
Do que não está ao pé,
Livre do meu enleio,
Sério do que não é.
Sentir? Sinta quem lê!

3 comentários:

Ritinh@ disse...

Para o ano talvez lá estarei :D

Nini disse...

E eu!

quero mesmo comentar o seu blog. mas nao sei bem o que dizer. passo cá quando tiver mais tempo. é para breve visto que os meus exames já acabaram.

Caixinha mágica disse...

Fico à espera NiNi!