sábado, 14 de junho de 2008

Fernando, o Pessoa







No dia em que crio este meu blog, em que se comemora o 120.º aniversário de Fernando Pessoa, quero deixar aqui um texto dele, que já inspirou umas boas conversas..




PEDRAS NO CAMINHO...



"Posso ter defeitos, viver ansioso e ficar irritado algumas vezes, mas não esqueço que a minha vida é a maior empresa do mundo e que posso evitar que ela vá à falência. Ser feliz é reconhecer que vale a pena viver, apesar de todos os desafios, incompreensões e períodos de crise. Ser feliz é deixar de ser vítima dos problemas e tornar-se um autor da própria história. É atravessar desertos fora de si, mas ser capaz de encontrar um oásis no recôndito da sua alma. É agradecer a Deus a cada manhã pelo milagre da vida. Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos. É saber falar de si mesmo. É ter coragem para ouvir um "não". É ter segurança para receber uma crítica, mesmo que injusta.
Pedras no caminho? Guardo todas, um dia vouconstruir um castelo..."



O meu comentário:



O Sr. Fernando Pessoa que me perdoe mas tenho de alterar esta última frase:



Emoções no meu caminho? Guardo todas! Estou a construir um castelo de emoções, um dia vou viver nele, no céu..

7 comentários:

Anónimo disse...

Porque as emoçoes estão dentro de nós.. :D o sTor.. já tem mais do que um Castelo ! :)

Ritinh@ disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Ritinh@ disse...

"Emoções no meu caminho? Guardo todas! Estou a construir um castelo de emoções, um dia vou viver nele, no céu.."

Só mesmo UMA PESSOA seria capaz de criar esta frase! Acho que o Fernando Pessoa teria gostado imenso de o conhecer! :)

...O stor esta a construir esse castelo de emoções/// e vai viver nele, ou já vive nele? Porque esta a guarda-lo para viver apenas no céu? Será possível viver nele AQUI E AGORA?

Um dia, algures no tempo e no espaço alguém me disse que se a minha meta e a vida eterna, então essa meta deve ser atingível já agora, onde eu estou, porque a vida eterna e a vida em e com Deus, e Deus esta onde eu estou, aqui e agora...

Então, o céu e a minha meta? E se e a minha meta, será uma meta longínqua? Será que não pode ser alcançado no momento presente?

Há um texto muito bonito que ilustra precisamente isto... Chama-se "O JARDINEIRO E O ANJO", conta a historia de um santo que teve uma vida feliz e longa, mas um dia veio visita-lo um anjo do Senhor, que o encontrou na cozinha do mosteiro a lavar panelas, o anjo queria leva-lo, ao que o homem respondeu que agora n podia porque ainda tinha muitos pratos para lavar, e pediu para adiar a viagem...O Anjo, com ar bondoso desapareceu, voltando mais tarde, quando o homem estava a sachar no quintal, pedindo novamente para adiar a viagem, e sorrindo novamente o anjo desapareceu. O tempo foi passando ate que um dia o incansável homem andava no hospital a atender os doentes, ergueu os olhos e viu novamente o anjo do Senhor, e com o olhar, o monge indicou ao anjo a sala onde tanta gente sofria. Sem dizer nada o anjo desapareceu.
Mas nessa noite, ao voltar a cela do mosteiro, o santo sentiu-se velho e cansado e pediu ao Senhor para mandar vir o mensageiro, que ele já estava disposto a recebe-lo. Mal acabou de dizer isto, o anjo apareceu outra vez, e o santo disse que se ele o quisesse levar, que estava pronto para fixar no céu a sua morada. O anjo respondeu-lhe:” Fixar no céu a tua morada? E onde pensas que tens estado ate agora?”

Ehehe...espero que tenha gostado do texto... peco desculpa por ser grande..

Beijinho,
Ana Rita

Caixinha mágica disse...

Querida Ana Rita:

Tudo o que mais desejo na vida é ser esse monge..
Sem dúvida que esse céu onde estou a construir o meu castelo de emoções é o aqui e o agora da minha vida..
Tenho a certeza que quando o Anjo chegar vou estar ocupado.. Até já estou com pena do Anjo do Senhor, vai ficar cansado de tanto insistir comigo.. até que um dia perde a paciência e eu entrei na Glória definitiva..
Grato por teres provocado este comentário..

Anónimo disse...

"Ser feliz é não ter medo dos próprios sentimentos."

forca!

"AN"

Anónimo disse...

Fico muito feliz por me ouvires e por guardares aquilo que te "ensino"...

Parece que estou a ver a tua cara, quando te disse a primeira vez:
"Pedras no meu caminho? Guardo-as todas... Um dia vou contruir um castelo!"

Mas hoje, aprende este...

"Vem sentar-te comigo, Lídia, à beira do rio.
Sossegadamente fitemos o seu curso e aprendamos
Que a vida passa, e não estamos de mãos enlaçadas.
(Enlaçemos as mãos).

Depois pensemos, crianças adultas, que a vida
Passa e não fica, nada deixa e nunca regressa,
Vai para um mar muito longe, para o pé do Fado,
Mais longe que os deuses.

Desenlacemos as mãos, porque não vale a pena cansarmo-nos.
Quer gozemos, quer não gozemos, passamos como o rio.
Mais vale saber passar silenciosamente.
E sem desassossegos grandes."

Fernando Pessoa, Ortónimo!

--
Um abraço, um beijo e uma café na Cervejaria*

Caixinha mágica disse...

Querida Joana:

Mas porque é que me dás coisas a ler que eu nunca concordo??!!
Claro que vale a pena enlaçar as mãos..
Claro que vale a pena o cansaço..
Claro que vale a pena o desassossego..
É verdade que tudo passa, quase tudo..
Só não passa o que verdadeiramente enlaçamos, aquilo que nos cansa e desassossega..
Gosto muito de ti, minha querida.. ;)