segunda-feira, 16 de junho de 2008

O Bem e o Mal (como se este existisse...)


Este texto é dedicado, em primeiro lugar, a uma jovem "inquieta" na busca da verdade. Em segundo lugar, a todos aqueles jovens que estão nesse magnífico caminho de descoberta, especial aos meus alunos..


Alemanha - Inicio do século XX
Durante uma conferência com vários universitários, um professor da Universidade de Berlim desafiou os seus alunos com esta pergunta: “Deus criou tudo o que existe?"
Um aluno respondeu com grande certeza: -Sim, Ele criou!
-Deus criou tudo? Perguntou novamente o professor.
-Sim senhor, respondeu o jovem.
O professor indagou: -Se Deus criou tudo, então Deus fez o mal? Pois o mal existe, e partindo do preceito de que as nossas obras são um reflexo de nós mesmos, então Deus é mau?
O jovem ficou calado diante de tal resposta e o professor, feliz, regozijava-se de ter provado mais uma vez que a fé era uma perda de tempo.
Outro estudante levantou a mão e disse: -Posso fazer uma pergunta, professor?
-Lógico, foi a resposta do professor.
O jovem ficou de pé e perguntou: -Professor, o frio existe?
-Que pergunta é essa? Lógico que existe, ou por acaso nunca sentiu frio?
Com uma certa imponência o rapaz respondeu: -De facto, senhor, o frio não existe. Segundo as leis da Física, o que consideramos frio, na realidade é a ausência de calor. Todo o corpo ou objecto é susceptível de estudo quando possui ou transmite energia, o calor é o que faz com que este corpo tenha ou transmita energia. O zero absoluto é a ausência total e absoluta de calor, todos os corpos ficam inertes, incapazes de reagir, mas o frio não existe. Nós criamos essa definição para descrever como nos sentimos se não temos calor.
-E, existe a escuridão? Continuou o estudante.
O professor respondeu temendo a continuação do estudante: Existe!
O estudante respondeu: -Novamente comete um erro, senhor, a escuridão também não existe. A escuridão na realidade é a ausência de luz. A luz pode-se estudar, a escuridão não! Até existe o prisma de Nichols para decompor a luz branca nas várias cores de que está composta, com suas diferentes longitudes de ondas. A escuridão não!
Continuou: -Um simples raio de luz atravessa as trevas e ilumina a superfície onde termina o raio de luz. Como pode saber quão escuro está um espaço determinado? Com base na quantidade de luz presente nesse espaço, não é assim?! Escuridão é uma definição que o homem desenvolveu para descrever o que acontece quando não há luz presente.Finalmente, o jovem perguntou ao professor: -Senhor, o mal existe?
Certo de que para esta questão o aluno não teria explicação, professor respondeu: -Claro que sim! Lógico que existe. Como disse desde o começo, vemos estupros, crimes e violência no mundo todo, essas coisas são do mal!
Com um sorriso no rosto o estudante respondeu: -O mal não existe, senhor, pelo menos não existe por si mesmo. O mal é simplesmente a ausência do bem, é o mesmo dos casos anteriores, o mal é uma definição que o homem criou para descrever a ausência de Deus. Deus não criou o mal. Não é como a fé ou como o amor, que existem como existem o calor e a luz. O mal é o resultado da humanidade não ter Deus presente nos seus corações. É como acontece com o frio quando não há calor, ou a escuridão quando não há luz.
Por volta dos anos 1900, este jovem foi aplaudido de pé, e o professor apenas balançou a cabeça permanecendo calado… Imediatamente o director dirigiu-se àquele jovem e perguntou qual era seu nome?
E ele respondeu: ALBERT EINSTEIN, senhor!”

12 comentários:

Anónimo disse...

olá!

pois bem... este texto está muito mas mesmo muito bom!

Eu sou uma pessoa muito teimosa e insistentemente tento encontrar algo que me faça reforçar a ideia de que o mal existe e que não é apenas um mero conceito ou então tentar convencer-me convictamente de que o Mal não existe.

Mas continuo com dúvidas.
Das três uma: eu sou muito burra ou não quero perceber e concordar ou sou teimosa ao ponto de ser estúpida.


"O mal é uma definição que o Homem criou para descrever a ausência de Deus."
Há tantas pessoas que são boas pessoas e não acreditam em Deus. Essas não têm Deus presente em suas vidas.
E aquelas que são más pessoas ou pessoas menos boas? Será que é apenas "ausência de Deus acentuada"?

A figura do diabo é uma figura, sim. mas quem sabe se não existe mesmo diabo? Assim como existe Deus?
Nós fazemos a escolha ao longo da nossa vida entre o Bem (que para mim é Deus) e o mal(que para mim é diabo).


Independentemente da minha religião, como é que se pode afirmar que por não haver técnicas para estudar/analisar o frio ou a escuridão, estes não existem?

Sabemos que a tecnologia está cada vez mais abrangente e como é que sabemos que não descobrem que existe técnicas para estudar o frio e a escuridão?

Tal como o frio e a escuridão também podemos vir a constatar que existe o Mal.

Caixinha mágica disse...

Estou um bocadinho baralhado com a autoria do comentário anterior, eu acho que o seu autor é o mesmo a quem dediquei este post.

Independentemente disso, o meu comentário será o mesmo..
Ao contrário do que achas, eu não considero o texto assim muito bom.. Pelo simples facto de ir buscar elementos da ordem científica para ilustrar uma questão metacientífica. Ou seja, mesmo que as novas tecnologias provem a existência da escuridão ou do frio (questões físicas), o mal nunca poderá ser provado..

A dúvida é algo da esfera do muito bom.. Só a dúvida nos leva à fé, à verdade, ao Bem e a Deus!
Não acredito que seja burra ou teimosa, apenas procuras a verdade!

O mal é a "ausência de Deus" porque Deus é bom.. O mal é a ausência do bem.. Aqueles que não conhecem Deus podem ser bons..

Eu não posso acreditar no diabo, seria negar o próprio Deus, único Senhor, Criador do Universo!
Se eu acredito no diabo acredito em dois deuses únicos, o que é o mesmo que não acreditar em coisa alguma..

Disponível para futuras reflexões..

Anónimo disse...

olá! sou uma rapariga que ficou com a questão: 'será que o mal exsite?' em aberto. (acho que já sabe quem sou).

Claro que eu não acredito no diabo, muito menos que ele seja o Criador do Universo!! Nem há comparação possível a Deus (Único).
Mas Deus não pode ser o único Senhor do Universo e simultaneamente existir uma "espécie de destruidor do Bem" (nome esquisito--ahah), a que chamamos diabo?

se a resposta for sim, Deus continuaria a ser Único, Senhor do Universo, O Criador, O Amor e tudo o que há de bom. Não seria negar o próprio Deus.

Acredito que Deus é que é o caminho e a verdade.Também acredito que existem coisas, caminhos maus (não apenas menos bons, em que "Deus está apenas ausente"), mas que existem maus caminhos. Que nos levam a pecar e a cair na tentaçao.

Como por exemplo os nossos instintos (que até sao pecados): a preguiça é um deles. Não há nada que "nos puxe" para os maus caminhos?

[eu acho que há.]

Obrigada pela paciência.

Anónimo disse...

PARABENS!!!

que seja sempre muito feliz

Caixinha mágica disse...

Cara Anónima:

(Vou responder em tópicos, é mais fácil para mim)

És a autora do comentário anterior, certo?

Não me agradeças a paciência. Por dois muitos: 1. Não há motivo para ter paciência ou deixar de ter.. 2. Se houvesse, os agradecimentos deviam ser dados a Deus, que me dou a paciência, ou não.. :)

Minha cara anónima, se Deus é único, Senhor e Criador, foi ele que criou a tal "espécie de destruidor do bem", então eu não acredito nesse teu Deus/deus.. Tu estás a assumir que o teu Deus é o criador do mal! Então o teu Deus é tão bom como é mau..

Pelo contrário, o meu Deus é um Deus criador de tudo é um Deus bom, por isso o mal não existe..
Aliás de o "puramente" mau existisse, quem entrasse no caminho do mal, jamais teria a salvação..
Não me argumentes com as possibilidades de mudar de caminho (salvação) a toda a hora, isso é negar o próprio caminho do mal, o próprio mal..

Outra questão que levantas e que tem muito interesse, é o facto de existirem pessoas boas, sem conhecerem Deus (ausentes de Deus), ou seja, o bem e o mal não tem directamente a ver com Deus. Mas, na minha opinião, todos nós temos uma caixinha mágica, onde deus habita, mesmo que nós o ignoremos, ele habita lá e inspira as nossas acções..

Tudo o que fazemos de bem, é inspirado por Deus, mesmo que não o saibamos.. Todo o "mal" (o menos bem) que fazemos é quando não deixamos a caixinha abrir e pomos a nossa "vontadezinha" a funcionar.. Os nossos instintos.. Que nos fazer não cumprir as verdadeiras vontades..

Na disponibilidade de sempre.. (aliás tou desejoso de ler o comentário a este comentário ;))

Beijo da Caixinha Mágica!

Ps: Este comentário é da minha responsabilidade, nada tem a ver com a actual Doutrina da Santa Igreja Católica.

Caixinha mágica disse...

Muito obrigado, P.S.!

Apesar de não saber quem tu és, também desejo que sejas muito feliz! ;)

Anónimo disse...

SIM, sou da autoria dos comentários anteriores e até do "P.S.".

Sou uma rapariga que ficou ainda com mais dúvidas em relação, principalmente, à questão da existência do Mal a partir da altura em que decidi assistir a um "encontro de amigos" (como você diz)às terças feiras de manhã. =)


Essa "espécie de destruidor do Mal" não pode existir com base na acção do Homem (que é livre)?

A partir do momento em que os humanos pecassem (porque não são perfeitos), de tal forma que realizassem pecados mortais, Deus não os iria aceitar (onde quer que fosse). Passariam a "pertencer" a essa "espécie de destruidor do Bem". Deus não criou o Mal. Mas ao criar o Homem livre, possibilitou que o Ser Humano seguisse maus caminhos.

[eu acho...mas quem sou eu??]


A sua teoria/crença está muito bem explicada.

OBRIGADA!!!!!

Acredite que contribuiu muito para encontrar resposta às minhas dúvidas.

Beijinhossss

Caixinha mágica disse...

Caríssima Anónima:

Em primeiro lugar quero dar-te a sugestão de criares um peseudónimo, assim será mais fácil..

Em segundo lugar quero pedir-te o especial favor de não me agradeceres.. Eu também tenho razões para estar agradecido e não o faço, por isso eu acho que deviamos ultrapassar essa formalidade..

Quero agora manifestar a minha felicidade por provocar dúvidas e respostas e confusões na cabeça dos outros.. Parece uma acção menos boa, mas não é.. Fico feliz porque tratas dos assuntos muito a sério..

Respondendo.. É óbvio que no uso da liberdade não há a opção pelo mal, porque isso provocaria a própria negação da liberdade, mas colocando essa possibilidade, de a liberdade ser a escolha entre o bem e o mal, se a liberdade foi dada por Deus ao homem, então Deus criou o mal.. Ou então a liberdade não foi dada por Deus ou então o mal não existe..

Quando dizes que eu contribuí para o esclarecimento das tuas dúvidas, não sei se hei-de ficar contente ou não.. Eu não pretendo dar respostas, eu pretendo suscitar dúvidas para que possas encontar essas respostas..

Este texto foi colocado aqui por tua causa e está a ser alvo de reflexões muito interessantes.. Apetecia-me agradecer-te isso, mas não posso..

Anónimo disse...

ok...queria agradecer-lhe pela sugestão do pseudónimo (nem me lembrei de tal coisa),mas não posso agradecer-lhe...=)

mas se eu optar por um um caminho e não por uma 2ª coisa, o caminho que escolhi pode conduzir-me ao mal. Claro que eu não escolho o mal. a liberdade para mim é a escolha de caminhos que só mais tarde saberemos se são caminhos do Bem ou do Mal. eu não escolho entre o bem e o mal. escolho caminhos (por isso é que não sei se estou a seguir o caminho certo). e isto não provoca a negação da liberdade. Se a liberdade for a escolha entre o bem e o mal, se a liberdade foi dada por Deus ao homem, então Deus NAO criou o mal.. porque a liberdade não é bem e mal. é opção de escolha entre o bem e o mal. A opção de escolha cabe-nos a nós. seguir/ser Bem ou Mal é da nossa autoria. Somos livres.


Quando digo que você contribuiu para o esclarecimento das minhas dúvidas, não digo que dê respostas. Mas contribui para eu a partir das suas teorias/questões encontrar as minhas respostas.

Também já deu as suas respostas mas assim só me faz interrogar se concordo ou não. Para isso, realizo a melhor actividade que o Homem pode ter...pensar!!


"Este texto foi colocado aqui por tua causa e está a ser alvo de reflexões muito interessantes.. Apetecia-me agradecer-te isso, mas não posso.."

ahah

apetecia-me agradecer-lhe o facto de colocar este texto aqui por minha causa...mas n posso...ahah

beijinhos

Caixinha mágica disse...

Querida Dúvida:

Que texto tão bonito!!

Adorei (ou como se diz agora, amei) a história dos agradecimentos..

Em relação à liberdade.. é um assunto complexo...

De forma geral nós temos "equipamentos" que nos possibilitam avançar pelo caminho certo, que nos leva ao bem.. O outro não nos leva a lado nenhum.. Aliás, leva-nos a encontrar uma forma para regressar ao caminho do bem..

Não deviamos ter feito a combinação dos agradecimentos.. ;)

Anónimo disse...

gostei muito da nossa conversa. =)
continue sempre a esrever!

beijinhos

Caixinha mágica disse...

Também gostei muito.. :D:D:D:D

Um dia destes escrevo um texto sobre a liberdade...

Beijinhos!