sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Primeira semana de aulas


Chega ao fim a primeira semana de aulas deste ano letivo.. Sinto-me ainda nas nuvens.. Tenho esta caixinha mágica que me habita (a que vulgarmente chamamos coração) tão cheia, tão cheia de emoções, que a semana voou e eu nem tempo tive para pensar sobre cada coisa que vivi, nem tempo para as organizar, quanto mais pensar sobre cada uma delas.. Que mania esta de querer racionalizar tudo. Tenho medo que por não pensar nelas, as possa esquecer. Sei que não.. Emoções: guardo-as todas!

Neste final de tarde um pouco atribulado, lá saí da escola meio à pressa, lá vim para casa pelo meu caminho preferido, pelo meio do campo, com passagem pela Pinhoa. Mesmo na calmaria da paisagem parece que a pressa vinha comigo.. Cheguei a casa e até lá encontrei a pressa.. limpezas de final da semana: que medo! Não quero pressa, preciso de contemplar.. Bem, parece que encontrei a calma, ao cair da noite, nesta mesa de café onde me encontro, bem no centro desta minha terra..

Aguarda-me meu Deus, que amanhã temos muito que conversar.. tenho muito que te entregar desta semana.. Este regresso à minha querida escola, onde sou tão feliz, onde me entrego, muito para lá do vil metal, muito para lá das próprias emoções (e são tantas!).. Entrego-me por um ideal de vida e de felicidade.. Um dia vou ser feliz! Isto é um disparate! EU HOJE SOU FELIZ!!

Ao longo da semana conheci tanta gente, tanta gente bonita.. Não os contei, mas são mais de 200.. tanto rosto, tanta esperança, tanta inquietação, tanta ansiedade, tanta alegria.. Meu Deus tanto sorriso!!

Tanta coisa vai ficar de fora deste registo (quase tudo!), mas não posso deixar passar 2 ou 3 episódios. Logo na segunda-feira comecei por receber a única turma de alunos conhecidos: a malta do 12.º ano. Que alegria! Frisei bem que estávamos no princípio do fim.. E estamos.. Pois é, a malta do 12.º ano começa agora a sua saída da secundária, mais uma etapa se aproxima, a rutura impõe-se, é preciso cortar as amarras.. Parece que este “discurso” teve um eco bem mais profundo do que eu esperava..

Recordo-me agora da conversa, na terça-feira, com os meninos de economia acabadinhos de chegar à escola secundária.. O secundário passa num instante (já não chega a faltar 9 períodos escolares) e o acesso à faculdade já começou, a partir de agora tudo conta. É urgente estabelecer metas, objetivos bem claros. Que faculdade, que curso, que média precisa de ser alcançada..

Durante a minha intervenção disse aos alunos que deveriam ir à BE/CRE, que ia lá deixar o jornal que continha as notas dos últimos colocados em cada curso/faculdade. Então não é que hoje (sexta-feira) o meu aluno “pseudo-rebelde” quando me encontrou na biblioteca me perguntou pelo jornal.. fui logo busca-lo ao carro.. O meu “ralhete” até sortiu algum efeito..

E o encanto dos meninos, dos meus “bébés” do 1.º ciclo.. ai que aventura!! Tanta história, tanta emoção.. Registo apenas uma. Hoje foi a vez de ir à Marteleira.. Quando acompanhei o grupo dos 3.º e 4.º anos para o refeitório e me preparava para “pegar” no grupo dos 1.º e 2.º anos, um menino do primeiro grupo salta da mesa e vem ter comigo, puxa-me e diz: «acho que vou gostar de ti!», não reagi.. também não dava tempo, pois ele logo desatou numa correria em busca do alimento, que a fome já apertava..

Se no início da semana pressenti que este ano ia prometer, agora tenho a certeza desse sentimento.. E eu não falei do resto.. mas isso agora não interessa nada, como diz a minha amiga Teresa.

2 comentários:

Girlfashioneye disse...

Que bom que o professor está feliz! É bom saber que os alunos da ESL continuam a ser uma elite (:p), e já está a formar pequeninos que com certeza se tornarão enormes!

Inês disse...

Já pensou como vai ser quando chegar a altura da reforma?